sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

This War of Mine - Não é seu jogo de guerra tradicional


Guerras sempre foram fonte de inspiração para todas as formas de arte e produtos culturais que o ser humano produziu. Seja por ainda sentir a dor que a brutalidade das guerra causa, seja, numa via oposta, por uma espécie de fascínio militarista que de certa forma sempre esteve presente no ser humano, nunca deixamos de criar histórias que representem nossos sentimentos diante deste poderoso evento de destruição.

Neste aspecto, video games nunca foram diferentes. Na década de 1980, enquanto os jogos estavam em sua infância, já existiam vários e notáveis exemplos de video games com temáticas de guerra. Porém - e isso ao longo dos anos e gerações de consoles só ficou mais óbvio -, esses jogos sempre estavam do ponto de vista do soldado e sua missão, e sua visão dos conflitos que retratava quase sempre se apresentava como rasa, algo que, com o amadurecimento da mídia e do público, começou a ser bastante questionado. É compreensível que o foco estivesse na ação da guerra no começo, já que quando surgiram, video games eram extremamente limitados graficamente e portanto investiam tudo em suas mecânicas, mas com tanto potencial para criar jogos mais ricos e de narrativas profundas como temos hoje, por que não abordar o lado terrivelmente destrutivo da guerra?

Demorou, mas This War of Mine, jogo da polonesa 11 bits studios, consegue trazer essa abordagem quase que única de forma extremamente sensível e complexa. Como explicitado por seu slogan, o jogo nos lembra que uma guerra não é feita só de soldados, mas também de pessoas comuns que veem seu mundo desabar do dia para a noite e precisam sobreviver e reconstruir com o pouco que lhes restou.

No jogo, você controla um grupo de sobreviventes (três, inicialmente, mas conforme você sobrevive mais dias, mais personagens podem se juntar ao grupo) de uma guerra não especificada, embora inspirada na Guerra da Bósnia (1992-1995), como fica claro através de sua ambientação. Esse grupo de sobreviventes se esconde em um abrigo durante o dia, aproveitando-se da noite para buscar suprimentos em uma cidade tomada por militares e saqueadores, quase todos extremamente hostis. Durante o dia, o jogador precisa cuidar da manutenção do abrigo e tentar garantir o bem estar dos sobreviventes, reforçando as proteções do lugar, tratando ferimentos, construindo novos móveis, decidindo se arriscará ajudar os vizinhos ou não. À noite, é possível mandar um sobrevivente na missão de coletar os essenciais suprimentos, mas o personagem pode morrer ou ser capturado ao fazer isso - algo que pode acontecer muito, muito facilmente.

Ao basear suas mecânicas em elementos de sobrevivência, This War of Mine consegue com sucesso focar sua história no drama humano sem fazer a jogabilidade entrar em conflito com essa proposta. Isso porque jogos com temáticas antiguerra já haviam aparecido nos últimos anos, como Spec Ops: The Line, Fallout 3 e, em certa medida e quase surpreendentemente, Wolfenstein: The New Order. Porém, apesar de eu apreciar os méritos narrativos desses jogos, eles também seguiam a linha tradicional de games de ação, adotando, portanto, mecânicas de shooter, o que fazia com que os horrores retratados acabassem diluídos em uma jogabilidade que basicamente transforma o ato de matar em algo divertido. Isso jamais acontece em This War of Mine. Quando seus personagens pegam em armas, não espere um combate envolvente: ele é atrapalhado e pode acabar bastante mal para você. E quando sangue de fato é derramado, não espere que seu personagem sacuda a poeira do corpo e siga para fazer a próxima vítima: há grandes chances de que ele caia em uma espiral de depressão da qual ele pode não se recuperar se você não agir.

This War of Mine é um jogo difícil, que não perdoa seus erros e pede uma certa dedicação e tempo para que você fique tão bom nele quanto é possível. Também não é um jogo "divertido" no sentido tradicional que se associa a video games, embora tenha uma jogabilidade bastante envolvente. Ele é sombrio, questionador, explora dilemas morais que nascem em tempos de conflito e deixa explícito como a guerra reduz o ser humano a uma sombra do que um dia foi. Além de tudo, This War of Mine é o tipo de jogo indie que acredito ser essencial para a indústria: é corajoso, não se reduz a padrões, não tenta imitar ninguém e aponta novos caminhos de jogabilidade e narrativa. Em seu microcosmo, contribui para jogos mais complexos, que aproveitem seu potencial enquanto mídia. No macro, é um grito de um mundo que já viu horrores e precisa se repensar o quanto antes.

Gênero: Difícil categorizar de uma única forma; há elementos de action-adventure, point and click e estratégia formando algo bem único.
Data de lançamento: 2014
Onde jogar: PC, Linux e OC X (versão do Steam com tradução em português)


Nenhum comentário:

Postar um comentário