quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Five Nights at Freddy's: Um guia de sobrevivência

"Hello, hello? Hey you're doing great! Most people don’t last this long. I mean, you know, they usually move on to other things by now. I'm not implying that they died. Th-th-that’s not what I meant. Uh, anyway."



Jogos indies e terror têm uma longa e profunda história de amor. Se nos anos 1990 os grandes estúdios encheram consoles como o PlayStation com franquias que se tornariam lendárias, como Silent Hill, Resident Evil e Dino Crisis, criando a chamada era de ouro dos survival horrors, com a chegada da sexta geração de consoles o gênero parece ter perdido seu fôlego. A maior parte dos jogos de terror mudou seu foco da atmosfera para a ação nessa época, deixando muitos saudosistas dos velhos tempos. Porém, nos últimos dez anos, mais ou menos, pequenos estúdios como a Frictional Games (das séries Amnesia e Penumbra) e a Parsec Productions (da série viral Slender) ajudaram o gênero a ressuscitar e ganhar um renascimento em sua popularidade.

Five Nights at Freddy's, fruto dos esforços de Scott Cawthon, que criou o jogo no melhor estilo "exército de um homem só", foi lançado em 2014 e rapidamente se tornou um dos mais famosos expoentes do survival horror moderno. Com uma jogabilidade simples, baseada em point and click, o jogo consegue atingir uma mistura perfeita de atmosfera assustadora e jumpscares (aqueles sustos de fazer você pular da poltrona). 

Na história - bastante simples, pelo menos a princípio e na superfície -, você controla Mike Schmidt, um segurança recém-contratado para trabalhar no turno da noite do restaurante Freddy Fazbears's Pizza. Um trabalho bastante comum, é claro, até você receber uma ligação de seu antecessor no começo de sua primeira noite pela qual você é avisado que os animatrônicos que entretêm os clientes durante o dia ficam um pouco inquietos durante a noite (compreensível, é claro). Sua meta se torna então impedir que os animatrônicos invadam o escritório onde você está confinado até o amanhecer e sobreviver por cinco noites para receber seu pagamento (por que seu personagem não foge após a primeira noite como uma pessoa normal faria é objeto de muita especulação e teorias internet afora, aliás).

Apesar de ser uma das minhas experiências mais intensas e assustadoras com um survival horror, é difícil descrever o que faz 
Five Nights at Freddy's ser tão bom sem ser deixando a recomendação de "jogue e entenda". Mas, como só isso não me satisfaz, abro aqui uma proposta diferente e apresento meu próprio guia de sobrevivência para o jogo. Minhas qualificações para essa missão: ter feito muita tentativa e erro durante muitas horas jogadas até finalmente pegar o jeito da coisa.

(Nota: este post se refere, é claro, ao primeiro jogo da série. O segundo também ganhará um no mesmo molde - assim que eu conseguir me recuperar dos meus traumas, porém.)

Chica quer brincar.


- Primeiro passo: Como jogar? -


Pelo PC é a experiência ideal, mas você também acha o jogo para Android, iOS e Windows Phone. Se sozinho, no escuro e com fones. Também fica muito bom na companhia de amigos e algum álcool.

- Sobrevivendo em cinco passos -

1º - Aprenda com a morte

Video games: o único lugar onde morrer ajuda você a sobreviver. No caso de Five Nights at Freddy's, seus erros servem mais do que nunca como aprendizado. Nas suas primeiras tentativas você vai se acostumar com os movimentos dos animatrônicos (cada um tem seu padrão), aprender a lidar com a interface do jogo, que é simples, mas tem seus truques, e algo muito importante: aprender a conviver com o medo. Não que você vá deixar de se assustar, pelo contrário, mas transformar o medo em companhia faz parte do aprendizado.

2º - Você tem energia limitada para fechar a porta e acender as luzes, então pare de ficar abusando dela. Sim, agora, vamos.

Você começa o jogo com 100% de energia elétrica disponível, mas ao longo da noite essa energia vai se esgotando conforme você fecha as portas do escritório (você não achou que seria só deixá-las fechadas a noite inteira e tudo ficaria bem, né?), consulta as câmeras ou liga luzes. Se a energia acabar, você fica completamente exposto a qualquer ataque e pode ganhar um game over facilmente. Portanto, só feche a porta quando um inimigo estiver prestes a entrar, não fique ligando luzes de maneira paranoica e limite o máximo possível o uso de câmeras.

3º - Os sons ao seu redor são seus aliados

Se não é sábio abusar da energia para poder enxergar o perigo, abra os ouvidos e escute. Os animatrônicos fazem barulho ao se mover e esse pode ser o primeiro indicativo de uma aproximação. Lembra da parte de usar fones? Eles são excelentes ferramentas de sobrevivência nesse jogo. 



4º - Pensamento estratégico: saiba quando agir
No começo de cada noite, a câmera vai estar apontando diretamente para o cômodo onde os animatrônicos estão. Não mexa nas portas ou luzes até algum deles se mover (faça consultas breves e esporádicas na câmera até isso acontecer). Quando eles entrarem em ação, não perca muito tempo caçando-os pelas câmeras se não achá-los facilmente. Preste especial atenção nas salas ao seu redor e ouvidos atentos. Uma informação importante: Bonnie (o coelho) e Foxy (a raposa) sempre aparecem na porta esquerda, Chica (a galinha) na direita e Freddy (o urso) pode atacar dos dois lados.

5º - Se ouvir sons de corrida, FECHE A PORTA

Foxy, a raposa, pode correr e invadir o escritório, enquanto os outros inimigos ficam parados na porta por um breve tempo, dando a você a chance de fechá-la. Isso faz dela o inimigo mais perigoso. Se você ouvir sons de corrida ou ver Foxy correndo por uma câmera, feche a porta esquerda imediatamente. Sério, imediatamente.

Ou então...

Um comentário: